segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Física




 O LHC (Large Hadron Collider - em português, super acelerador de partículas) é uma máquina montada num túnel circular por mais de 10 mil engenheiros e físicos de diferentes lugares do mundo. O maior experimento científico já feito (27 km de circunferência). Os cientistas aceleraram prótons a cerca de 99,999999 por cento da velocidade da luz. O objetivo desta super máquina é reproduzir as condições do Universo um bilionésimo de segundo após o inicio do universo.
Com o Bóson de Higgs é possível comprovar a teoria do Modelo Padrão, capaz de mudar o conhecimento da física sobre o Universo. O Higgs foi detectado através do LHC. Como funciona: as partículas seguem em direções opostas, quando são desviadas para um dos quatro detectores de LHC elas entram em rota de colisão.  O Higgs dura apenas uma fração de segundos, pois logo se decompõe em algumas partículas, são elas que são detectadas. As características achadas pelo LHC são similares ao do bóson por isso que acreditam que realmente o achamos.
O bóson de Higgs é muitas vezes chamado de “A partícula de Deus”. Apesar disso essa partícula não tem nada haver com Deus ou qualquer crença religiosa. O termo “partícula de Deus” aparece a partir do livro “The God Particle: If the Universe Is the Answer, What Is the Question?” publicado por Leon Lederman. Mas o título original deste livro seria “The Goddman Particle”, ou seja, a “partícula maldita” devido a sua dificuldade em ser encontrada experimentalmente. Como os editores acharam o título muito forte, ele foi alterado para “The God Particle”- A Partícula de Deus.