sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sociologia

  •          Somos nós que fazemos a nossa hora, basta saber como utiliza-la. Nós quem decidimos o que fazer e a hora que devemos fazer. É como diz uma frase bastante conhecida, "Não espere que as coisas caiem do céu ou que alguém lhe traga de mão beijada". Ou seja, temos que fazer o que queremos sem esperar pelos outros.
  •          O "sistema" são aqueles que têm condições financeiras melhores, e cada vez mais a sociedade é tomada pelos mesmos. Então os menos favorecidos, na maioria das vezes são obrigados a ir para o caminho da marginalidade, bem como diz a musica, Chico Brito, de Paulinho da Viola, que mais ou menos da para entender que o favorecimento são daqueles que tem condições melhores para si e sua família “Se o homem nasceu bom, e bom não se conservou, A culpa é da sociedade que o transformou”.
  •          Nós mudamos o mundo que está ao nosso redor para poder nos adaptar. Por mais que sejam pequenas as nossas mudanças de algum modo irá afetar a sociedade, pode não ser no momento em que tu fazes o ato, mas no futuro com certeza ira mudar algo. Um exemplo é o fato de jogar o lixo nas ruas, na hora não damos importância, mas no futuro distante isso poderá nos atingir com desastres ambientais.
  •          Nossa liberdade é um pouco limitada, não por nós, mas sim pela sociedade em que vivemos. Muitas vezes queremos fazer algo diferente, mas não podemos, pois temos que seguir regras. Por exemplo, tu não podes sair por ai nu, tu tens que usar uma roupa. Outro exemplo é o fato de nós termos que usar talheres para comer algo. Isso tudo são regras impostas pela sociedade e se não cumprirmos de alguma forma seremos castigados, ou seremos chamados de mal educados. 

·          

Um comentário:

  1. Amanda, no seu texto pude entender claramente a sua opinião sobre o homem na sociedade. Concordo com o que você diz que podemos sim fazer a diferença na sociedade, não só para o presente mas também para o futuro. Os exemplos que tu citastes eu achei muito interessante, principalmente o de nao jogar lixo nas ruas, pois praticando isso fazemos uma sociedade melhor. Parabéns pelo seu texto.

    ResponderExcluir