domingo, 11 de novembro de 2012

Biologia - Célula tronco e Pluripotência


A célula é a menor unidade viva da nossa estrutura. Elas poderão formar organismos unicelulares (bactérias), estruturas multicelulares (tecidos e órgãos) e organismos (animais e plantas). Funcionam como unidades estruturais e funcionais da matéria viva. O nosso corpo um dia foi uma única célula. A primeira célula do nosso corpo é chamada de zigoto, esta unidade se divide muitas vezes e da origem ao embrião a seguir origina-se o individuo que contém diversas células que são geradas pelas células tronco.

O que é célula tronco? Atualmente se tem falado muito nas células tronco. Todavia, muita gente que opina tem apenas o mínimo do conhecimento sobre o assunto. Outros não fazem a mínima ideia do que seja a célula tronco. As células-tronco podem ser divididas basicamente em quatro tipos: células-tronco embrionárias - retiradas de embriões humanos; células-tronco fetais - retiradas de tecidos fetais; células-tronco umbilicais - retiradas do cordão umbilical; células-tronco adultas - retiradas de tecidos adultos.

A definição de célula tronco é simples: Diferente das demais células do organismo, as células-tronco possuem grande habilidade de transformação celular, e por isso podem dar origem a diferentes tecidos no organismo. Ainda, as células-tronco têm a capacidade de auto replicação, ou seja, de gerar cópias idênticas de si mesmas. As células-tronco já estão sendo utilizadas para tratar a leucemia e para fazer algumas correções articulares.

Pluripotência: Em sistemas biológicos, isso pode se referir tanto para células como para tecidos ou órgãos. A pluripotência também pode ser usada para descrever a capacidade que certa substância tem de produzir diversas respostas biológicas distintas. Um exemplo de pluripotência são células tronco que podem chegar a se particularizar em qualquer tecido corporal.

Após ver o vídeo e pesquisar sobre as células tronco e pluripotência pude perceber que as células-tronco são células que terão a capacidade de se multiplicar em diferentes tipos de tecido. E a pluripotência é a capacidade das células, tecidos ou órgãos de produzir diversas respostas para a biologia.

7 comentários:

  1. Amanda, seu trabalho está ótimo. A forma como colocou dividindo o conceito de células-tronco e pluripotência ficou muito boa, pois consegui entender de forma fácil e organizada este assunto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Amanda,
    o trabalho do seu blog está muito bem organizado. De forma resumida e leitura pouco cansativa, conceituou as células da maneira pedida e completa. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Amanda, seu trabalho está muito bom, de forma muito bem explicada e muito fácil de se entender. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Amanda,
    o seu texto está muito bem organizado e claro, gostei da breve, mas também completa conclusão. Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Amanda, parabéns pelo teu trabalho! Está ótimo, fácil de entender já que explicastes de forma clara, muito bem organizado. Continue assim!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu texto, a forma co que dividiu cada parte fazendo com que ficasse muito claro a que se refiria determinado parágrago. Achei sua conclusão pequena porém bem explicada.

    ResponderExcluir
  7. Teu texto ficou muito bom, e muito bem organizado. Soube conceituar exatamente como foi pedido, parabéns!

    ResponderExcluir